domingo, 13 de julho de 2014

O Jogo Lúgubre

1929, óleo e colagem sobre o cartão
44,4 X 30,3 cm
Coleção Particular
Salvador Dalí

      Na obra “ O Jogo Lúgubre”, o pintor tenta representar seus medos e, ao mesmo tempo, criar algo encantador aos olhos de todos os admiradores do Surrealismo, como por exemplo a utilização da colagem e de outros tons de cores, pouco utilizados nas outras obras, como o vermelho e o verde, e pelo o que os artistas da época diziam, ele fez isso como ninguém.
      Na obra, ele usa toda sua ousadia ao mostrar cuecas sujas, sem nenhuma preocupação com as pessoas que iam contra o movimento surrealista, e a até mesmo a favor do que do que pensariam ao seu respeito. Pintou além das cuecas sujas, leões e gafanhotos, elementos que causavam grande angústia no autor da obra. Ao mesmo tempo mistura partes de corpos humanos nus mostrando mais de sua ousadia, e dando um toque de sensualidade, característicos a obra.
      A conta com a utilização de cores vibrantes e tons mais escuros, para dar efeito de ao mesmo  tempo representar os medos, representar os desejos do pintor. Além das sobreposições de imagens que lembram um pensamento confuso, onde uma coisa sobrepõem a outra, o que também nos lembra que representa sentimentos humanos. Esta obra foi o principal motivo de Dalí ser considerado o pintor mais escatológico, iconoclasta e sacrilégio da época, o que lhe orgulhava muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário